Disciplina

Disciplinas Obrigatórias

Fundamentos da economia clássica e economia ecológica

Linha: Economia Ecológica

EMENTA:

Economia clássica e os seus principais teóricos. Teorias do desenvolvimento. O processo histórico do desenvolvimento econômico em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Crescimento econômico versus desenvolvimento. Economia ecológica. Métodos micro e macroeconômicos. Economia ecológica e seus campos transdisciplinares. Vulnerabilidades ecológicas e desigualdades sociais. A economia ecológica, bem-estar humano e desenvolvimento. Economia clássica, empresas e pessoas. A economia ecológica e os limites da natureza. Descarte de resíduos. Aplicação de noções ecológicas de capacidade de carga e resiliência a ecossistemas humanos.

Direito ambiental e consumo

Linha: Direito Ambiental

EMENTA:

Conceitos e princípios do Direito Ambiental. Direito e recursos ambientais. Direito Ambiental brasileiro e a ênfase na proteção do meio ambiente e nos princípios fundamentais do Direito Ambiental. Legislação brasileira aplicável. Meios jurídicos de proteção ambiental. Aspectos

jurídicos da proteção ao meio ambiente e a melhoria no funcionamento da cadeia produtiva sustentável. O direito, os recursos ambientais e o desenvolvimento. Padrões de consumo e processos de produção mais limpa. Impactos ambientais da produção de bens e serviços. Produção sustentável; gerenciamento de resíduos, produção enxuta, produção limpa, gestão ambiental de resíduos.

Governança e desenvolvimento territorial

Linha: Governança e gestão territorial sustentável

EMENTA:

Discute os princípios da governança e os conceitos relacionados à gestão sustentável dos territórios. Propicia reflexões sobre o conceito de sustentabilidade e contextualiza o tema à luz da Agenda 2030 da ONU. Aborda aspectos ligados às dinâmicas territoriais em diferentes escalas geográficas e aos problemas socioambientais nas áreas urbanas e rurais. Oferece espaços para a compreensão do papel dos diversos atores sociais na elaboração de políticas, estratégias e ações voltadas ao desenvolvimento territorial em bases sustentáveis. Debate o papel da participação social e da formação de redes nesse processo

Metodologia Científica e Pesquisa Interdisciplinar nas Ciências Ambientais

Linha de concentração: Todas

EMENTA:

Abordagens interdisciplinares na pesquisa ambiental. Identificação e formulação de problemas de pesquisa. Construção de hipóteses e objetivos. Revisão bibliográfica e construção do estado da arte. Métodos quantitativos e qualitativos aplicados às Ciências Ambientais. Desenvolvimento de estratégias metodológicas interdisciplinares. Coleta e análise de dados. Princípios éticos na condução de pesquisas ambientais. Comunicação Científica Interdisciplinar.

Disciplinas Eletivas

Produção e Consumo Sustentáveis

Linha: Economia Ecológica e Desenvolvimento à Escala Urbana

EMENTA:

Conceitos de Gestão da Produção. Projetos Sustentáveis. Produção mais limpa. Implementação de estratégias ambientais corporativas. Sustentabilidade nos Sistemas Locais de Produção. Inovação para a Economia Circular. Design Circular de Produtos. Avaliação do Ciclo de Vida. Intenção de Compra de Produtos Sustentáveis. Capital Social. O papel do consumidor na economia circular. Ações Estratégicas para a Produção e Consumo Sustentáveis.

Serviços Ecossistêmicos e desenvolvimento sustentável

Linha: Economia ecológica e desenvolvimento à escala humana

EMENTA:

Foca na relação entre os serviços ecossistêmicos e o desenvolvimento sustentável. Propicia uma perspectiva atual, ampla, integrada e crítica sobre a importância dos serviços ecossistêmicos, suas abordagens de valoração econômica e seus principais instrumentos de governança. Trata do desenvolvimento sustentável sob a ótica dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e dos Capitais; diferentes valores ambientais (valor utilitarista, ecológico, intrínseco, cultural, ético etc.); Relação entre serviços ecossistêmicos, mudanças climáticas, biodiversidade e bem-estar humano. Principais iniciativas internacionais relacionadas aos serviços ecossistêmicos (AEM, TEEB e IPBES). O conceito de Valor Econômico Total da biodiversidade e ecossistemas; Métodos de valoração econômica de serviços ecossistêmicos. Análises econômicas de serviços ecossistêmicos para políticas públicas (análise custo-benefício e custo-efetividade); Programas de pagamentos por serviços ambientais (PSA); experiências e perspectivas para PSA de água, carbono e biodiversidade no Brasil e no mundo.

Políticas Públicas de Desenvolvimento: teoria e aplicação

Linha: Economia Ecológica

EMENTA: Conceitos e história das políticas públicas. Políticas públicas ambientais e políticas de desenvolvimento no Brasil. Estado e concepção de políticas públicas. Conceito de público e privado e a consolidação da esfera pública. O processo de formação de políticas: temas, agenda setting; implementação e avaliação: aspectos conceituais e metodológicos. Agentes e instâncias decisórias. Poderes de Agenda. Clientelismo. As políticas públicas de corte socioambiental: princípios, mecanismos e sua trajetória e desenvolvimento em níveis nacional e internacional.

Turismo e desenvolvimento sustentável

Linha: Governança e gestão territorial sustentável

EMENTA:

Apresenta os elementos teóricos e conceituais do turismo. Analisa o conceito de desenvolvimento sustentável e de sustentabilidade. Estuda o desenvolvimento da cadeia sustentável do turismo. Discute os impactos e a responsabilidade socioambiental da gestão do turismo. Tem como objetivo central dialogar sobre os desafios do planejamento sustentável no contexto do turismo. Foca também na sustentabilidade do turismo como estratégia de desenvolvimento econômico, social e do meio ambiente. Aborda diferentes modalidades de turismo sob a ótica da sustentabilidade como o ecoturismo e o turismo de base comunitária.

Natureza, sociedade e gestão de riscos e desastres

Linha: Governança e gestão territorial sustentável

EMENTA:

A disciplina aborda os problemas socioambientais da atualidade, como as mudanças climáticas, a degradação ambiental e a insegurança hídrica e alimentar,

proporcionando um olhar crítico, histórico e sistêmico sobre as conexões entre os sistemas naturais e humanos. aborda os processos e fatores relacionados à gestão de riscos e desastres no Brasil, especialmente, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Fornece elementos para fortalecer as capacidades institucionais e comunitárias para a redução de riscos e desastres socioambientais, bem como refletir sobre as estratégias para a construção da resiliência socioambiental, no âmbito das organizações – instituições públicas, privadas e terceiro setor, e em diferentes contextos e escalas geográficas.

Economia regional e urbana

Linha: Economia ecológica e desenvolvimento à escala humana

EMENTA: A disciplina apresenta a evolução dos conceitos de desenvolvimento econômico ao desenvolvimento territorial sustentável. Procura discutir a evolução das aglomerações econômicas a partir dos clusters e arranjos produtivos locais (APLs). Busca oferecer compreensão abrangente sobre fatores determinantes do desenvolvimento regional e causas das desigualdades regionais. Na sequência discute a evolução histórica dos processos de urbanização, suas consequências e a importância das políticas públicas e do planejamento para ordenamento territorial urbano.

Emergência climática e sistemas produtivos

Linha: Governança e Gestão Territorial Sustentável

EMENTA:

Apresenta os conceitos de resiliência, vulnerabilidade, estabilidade, capacidade de suporte e capacidade adaptativa. Aborda a questão de como promover a resiliência e a capacidade adaptativa de sistemas socioecológicos frente a emergências climáticas, considerando as diferentes formas de capitais subjacentes aos sistemas, bem como múltiplas perspectivas científicas sobre resiliência e adaptabilidade sistêmica. Busca estabelecer conexões entre as mudanças climáticas e disponibilidade de serviços ecossistêmicos; os limites planetários no antropoceno. Emergências climáticas e sustentabilidade dos sistemas produtivos: uma questão ética e transdisciplinar.

Empreendedorismo, inovação social e tecnologias sustentáveis

Linha: Economia Ecológica

EMENTA:

Criatividade em diferentes contextos. Criatividade e desenvolvimento humano. Empreendedorismo. Inovação social e negócios sociais. Inovação e empreendedorismo. Desenvolvimento da ideia empreendedora. Conceituação da Inovação social e negócios sociais. A relação da inovação social com os ecossistemas empreendedores. A contribuição da inovação social para o desenvolvimento sustentável. Tecnologias sociais.

Justiça Ambiental

Linha : Economia e Direito Ambiental

EMENTA:

A partir de uma abordagem crítica, dialética e interdisciplinar o objetivo central da disciplina é explicitar a problemática da Justiça Ambiental. Mapear iniciativas e movimentos sociais que apelam aos conceitos de Justiça Ambiental e Justiça Ecológica. A apropriação jurídica deste conceito no Brasil: avanços e limites da ação governamental. Relações com o debate sobre estratégias alternativas de desenvolvimento. Problematização do paradigma da modernização ecológica. Noções de conflito socioambiental e justiça ambiental para as diferentes espécies.

plugins premium WordPress