Linha 1: Economia ecológica e desenvolvimento à escala humana
Consiste no estudo sistemático dos conceitos e das categorias de análise que envolvem a evolução da economia clássica à economia ecológica. Com foco no desenvolvimento à escala humana, enquanto tema integrante, promove as bases teórico-metodológicas e possibilidades para (re)pensar modos de vida que sejam alternativos à sociedade de consumo, no intuito de estabelecer estratégias de promoção de bem viver, valorando os serviços ecossistêmicos para além da valoração monetária.
Linha 2: Direito Ambiental e sistemas produtivos
Pauta-se nos fundamentos da economia e nas diretrizes do direito ambiental. Centra-se em estudos voltados à proteção da natureza como sujeito de direitos; na evolução histórica da legislação ambiental e tutela do meio ambiente; no licenciamento ambiental e avaliações de impacto ambiental. A linha constitui-se espaço para o fomento de estudos interdisciplinares voltados à conformidade e justiça ambiental como novo paradigma da sociedade contemporânea.
Linha 3: Governança e Gestão Territorial Sustentável
Investiga os princípios da governança e os conceitos relacionados à gestão sustentável dos territórios. Promove pesquisas voltadas ao desenvolvimento territorial em diferentes escalas, de modo a gerar estratégias para a implementação das metas da Agenda 2030, no âmbito das instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Dá ênfase na compreensão do território e seus processos, na proposição de políticas e no suporte à gestão dos recursos e na adoção de práticas de empreendedorismo social.